Notícias   Educação
humanitária
Objeção de consciência Métodos
substitutivos
Serviços        Literatura    Áudiovisual Animaisem experimentos Links  Contato

  

 

 

 

 

Aqui você encontrará textos que introduzem a idéia e conceito de educação humanitária de forma clara e breve.

Educação humanitária
O que há de errado no uso de animais
Saiba mais sobre o que são os métodos substitutivos
As finalidades do uso didático de animais e a vantagem dos substitutivos


Educação Humanitária

Existe um crescente movimento que defende uma educação ética e de melhor qualidade nas áreas das ciências biológicas e da saúde.

Nesta nova proposta, estudantes aprendem através de uma combinação de variados métodos e abordagens, que vão de um modelo à uma simulação computadorizada, ou auto-experimentação nos próprios estudantes ou em suas (seus) colegas.

Para a experiência direta com animais, os estudantes observam os animais vivos, intervêm positivamente em animais doentes, e utilizam os corpos daqueles que morreram naturalmente.

Dissecando a Tradição Negativa

O método tradicional que emprega animais no ensino causa sofrimento e morte a milhões de animais a cada ano. Ele ensina o desrespeito à vida porque os animais são considerados como objetos descartáveis.

Embora a maioria dos estudantes nunca utilizarão animais em suas carreiras futuras, eles são encorajados ou coagidos a praticar a dissecção e a vivissecção e a conduzir, às vezes, experimentos muito dolorosos, contrariamente às suas crenças éticas.

Alguns estudantes são forçados a trocar de curso ou a sair da universidade porque os cursos foram elaborados de forma fechada, e não oferecem a escolha por métodos e abordagens substitutivos.

Outros ainda acreditam ser mais fácil abandonar o criticismo, perdendo, assim, uma saudável atitude científica e permitindo a subjugação de sua ética. Isto perpetua o problema e dessensibiliza os estudantes aos importantes valores de responsabilidade pessoal e respeito à vida.

As profissões perdem muitas pessoas que insistem em manter juntas a ciência e uma ética coerente ao respeito à vida.

Transformando a Tradição

A evidência de outras universidades é clara: estudantes podem e completam suas graduações sem qualquer violação de suas liberdades de consciência e sem prejudicar qualquer animal.

Então, como professores, estudantes, ativistas e legisladores, devemos trabalhar para a harmonia com tais práticas positivas, contestando e abandonando a tradição negativa e apoiando o crescente movimento em direção à uma educação científica, e consequentemente a uma ciência, mais humanitária e responsável.

A 1Rnet oferece apoio prático aos professores para a substituição do uso prejudicial de animais, através de métodos substitutivos diversos.

Também encorajamos estudantes a defenderem seus direitos de liberdade de consciência e a demandarem um sistema de ensino humanitário de alta qualidade.

 

Início